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Assessoria de Gestão

Publicado: Segunda, 16 de Julho de 2018, 21h45 | Última atualização em Terça, 17 de Julho de 2018, 21h04

Missão

     Assessorar a Direção da Policlínica Militar do Rio de Janeiro, desenvolvendo estratégias e aperfeiçoando os sistemas operacionais através do desenvolvimento de pessoas e de processos, com soluções gerenciais para alcançar a excelência organizacional.

     Atribuições da Assessoria de Gestão

     1. Desenvolver as atividades e coordenar a execução do Sistema de Excelência do Exército Brasileiro (SE-EB) na PMRJ:

        1.1 Elaboração, monitoração e atualização do Planejamento Estratégico;
        1.2 Elaboração de relatórios do Sistema de Autoavaliação de Gestão;

     2. Orientar os diversos setores da PMRJ para as reais necessidades com vistas à otimização dos processos;
     3. Oferecer sugestões, estratégias e subsídios para a tomada de decisões;
     4. Implantar normas e procedimentos que permitam uma administração mais eficaz e integrada;
     5. Incentivar a participação dos integrantes da PMRJ na gestão dos processos, tornando-os corresponsável pela administração;
     6. Desenvolver ações de educação em qualidade de vida no trabalho;
     7. Capacitar e treinar a equipe;
     8. Acompanhar os programas de reestruturação da PMRJ;
     9. Desenvolver atividades correlacionadas com os objetivos institucionais;
   10. Promover a prática de troca de experiências com Instituições de Excelência (Benchmarking);
   11. Participar dos programas estaduais e nacionais de Excelência Gerencial;

     Prêmios de Excelência Gerencial

     O interesse pelo desenvolvimento de políticas de gestão voltadas para a qualidade em organizações públicas criou um intenso movimento em busca da qualidade, fruto do processo de globalização que permeia os diversos setores do país.
     O Exército Brasileiro, apesar da escassez de recursos financeiros disponíveis, mas considerando as transformações políticas, econômicas e sociais, que ocorrem em todos os setores vem trabalhando para o desenvolvimento de práticas que conduzem à conquista da excelência na gestão organizacional.
     Sendo assim, a Policlínica Militar do Rio de Janeiro, dentro da esfera de suas atribuições, vem participando de alguns programas certificadores de gestão de qualidade:


     1. Nível Estadual

     Prêmio Qualidade Rio – PQRio / Estado do Rio de Janeiro

     Foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com um duplo desafio a superar. Primeiro, o de contribuir para tornar o Estado do Rio de Janeiro reconhecido não apenas por suas belezas naturais mas, também pelo seu potencial econômico, através da modernização e capacitação tecnológica das suas organizações; E segundo, o de promover mudanças capazes de levar o Rio de Janeiro a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional com relação à competitividade, qualidade e produtividade.
     O sistema de avaliação adota como base os critérios de excelência do Programa Nacional de Qualidade - PNQ, com itens que abordam de forma integrada e harmônica, os principais aspectos do desempenho competitivo tais como: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações e de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos. Para tanto, foi concebida uma sistemática que adota seis níveis de avaliação.

 pqrio

http://www.mbc.org.br/mbc/rj/index.php?Itemid=123&id=36&option=com_content&task=view


     2. Nível Nacional

        2.1 Excelência na Gestão da Assistência à Saúde da Família Militar - Departamento-Geral do Pessoal / Exército Brasileiro

      Tem por finalidade estabelecer os parâmetros para avaliar o desempenho das Unidades de Atendimento (UAt) e OM no tocante:

  • às perícias médicas realizadas pelas Juntas de Inspeções de Saúde, registradas no Sistema de Perícias Médicas (SIPMED);
  • ao controle sanitário de pessoal e das instalações realizados nas organizações militares (OM), registrados no Sistema de Registros Médicos SIRMED);
  • As UAt que recebem recursos de saúde da gestão do DGP foram separadas dentro de 06 grupos :

        1. Grupo de Hospitais Militares de Área;

        2. Grupo de Hospitais Gerais;

        3. Grupo de Hospitais de Guarnição

       4. Grupo de Policlínicas Militares/Outros;

       5. Grupo de Postos Médicos; e

       6. Grupo de Demais UAt.

http://www2.dgp.eb.mil.br/noticia/25052010/NORMA_AVALIACAO_GESTAO_SAUDE_ALTERACAO_EM_09_MAR_10.pdf


    1.2 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública - PQGF / Governo Federal

      Foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

     O Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.

     O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) representa a principal referência a ser seguida pelas instituições públicas que desejam aprimorar constantemente seus níveis de gestão.

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http://www.gespublica.gov.br/

 

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