Assessoria de Gestão
Missão
Assessorar a Direção da Policlínica Militar do Rio de Janeiro, desenvolvendo estratégias e aperfeiçoando os sistemas operacionais através do desenvolvimento de pessoas e de processos, com soluções gerenciais para alcançar a excelência organizacional.
Atribuições da Assessoria de Gestão
1. Desenvolver as atividades e coordenar a execução do Sistema de Excelência do Exército Brasileiro (SE-EB) na PMRJ:
1.1 Elaboração, monitoração e atualização do Planejamento Estratégico;
1.2 Elaboração de relatórios do Sistema de Autoavaliação de Gestão;
2. Orientar os diversos setores da PMRJ para as reais necessidades com vistas à otimização dos processos;
3. Oferecer sugestões, estratégias e subsídios para a tomada de decisões;
4. Implantar normas e procedimentos que permitam uma administração mais eficaz e integrada;
5. Incentivar a participação dos integrantes da PMRJ na gestão dos processos, tornando-os corresponsável pela administração;
6. Desenvolver ações de educação em qualidade de vida no trabalho;
7. Capacitar e treinar a equipe;
8. Acompanhar os programas de reestruturação da PMRJ;
9. Desenvolver atividades correlacionadas com os objetivos institucionais;
10. Promover a prática de troca de experiências com Instituições de Excelência (Benchmarking);
11. Participar dos programas estaduais e nacionais de Excelência Gerencial;
Prêmios de Excelência Gerencial
O interesse pelo desenvolvimento de políticas de gestão voltadas para a qualidade em organizações públicas criou um intenso movimento em busca da qualidade, fruto do processo de globalização que permeia os diversos setores do país.
O Exército Brasileiro, apesar da escassez de recursos financeiros disponíveis, mas considerando as transformações políticas, econômicas e sociais, que ocorrem em todos os setores vem trabalhando para o desenvolvimento de práticas que conduzem à conquista da excelência na gestão organizacional.
Sendo assim, a Policlínica Militar do Rio de Janeiro, dentro da esfera de suas atribuições, vem participando de alguns programas certificadores de gestão de qualidade:
1. Nível Estadual
Prêmio Qualidade Rio – PQRio / Estado do Rio de Janeiro
Foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com um duplo desafio a superar. Primeiro, o de contribuir para tornar o Estado do Rio de Janeiro reconhecido não apenas por suas belezas naturais mas, também pelo seu potencial econômico, através da modernização e capacitação tecnológica das suas organizações; E segundo, o de promover mudanças capazes de levar o Rio de Janeiro a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional com relação à competitividade, qualidade e produtividade.
O sistema de avaliação adota como base os critérios de excelência do Programa Nacional de Qualidade - PNQ, com itens que abordam de forma integrada e harmônica, os principais aspectos do desempenho competitivo tais como: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações e de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos. Para tanto, foi concebida uma sistemática que adota seis níveis de avaliação.
http://www.mbc.org.br/mbc/rj/index.php?Itemid=123&id=36&option=com_content&task=view
2. Nível Nacional
2.1 Excelência na Gestão da Assistência à Saúde da Família Militar - Departamento-Geral do Pessoal / Exército Brasileiro
Tem por finalidade estabelecer os parâmetros para avaliar o desempenho das Unidades de Atendimento (UAt) e OM no tocante:
- às perícias médicas realizadas pelas Juntas de Inspeções de Saúde, registradas no Sistema de Perícias Médicas (SIPMED);
- ao controle sanitário de pessoal e das instalações realizados nas organizações militares (OM), registrados no Sistema de Registros Médicos SIRMED);
- As UAt que recebem recursos de saúde da gestão do DGP foram separadas dentro de 06 grupos :
1. Grupo de Hospitais Militares de Área;
2. Grupo de Hospitais Gerais;
3. Grupo de Hospitais de Guarnição
4. Grupo de Policlínicas Militares/Outros;
5. Grupo de Postos Médicos; e
6. Grupo de Demais UAt.
http://www2.dgp.eb.mil.br/noticia/25052010/NORMA_AVALIACAO_GESTAO_SAUDE_ALTERACAO_EM_09_MAR_10.pdf
1.2 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública - PQGF / Governo Federal
Foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.
O Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) representa a principal referência a ser seguida pelas instituições públicas que desejam aprimorar constantemente seus níveis de gestão.