Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a PMRJ > HISTÓRICO
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 00h45 | Última atualização em Terça, 17 de Julho de 2018, 21h21 | Acessos: 742

     A história desta importante Organização Militar de Saúde do Exército remonta ao início do século passado. Integrando inicialmente a Estação de Assistência e Profilaxia Militar (EAPM), foi inaugurada em 25 de abril de 1910 a Policlínica Militar, nome inicial de nossa Unidade. Naquela época foi instalada no prédio número 476 da Praça da República, onde funcionou o Superior Tribunal Militar e a 1ª Circunscrição do Serviço Militar (extinta em 01 Jan 02).

     Depois de dez anos funcionando na Praça da República, ainda fazendo parte da Estação de Assistência e Profilaxia Militar, foi transferida para o prédio do antigo quartel do 52º BC, na Rua do Areal, hoje Rua Moncorvo Filho, onde ainda se encontra.
No ano de 1932 foi extinta a Estação de Assistência e Profilaxia Militar e, então, a Policlínica conseguiu sua autonomia.

    Decorridos cinco anos como Unidade independente, foi iniciada a construção da nova sede neste mesmo local. As obras se prolongaram por quatorze meses e, durante este período, os serviços desta Organização Militar de Saúde foram realizados nas instalações do Hospital Central do Exército.

     Em 26 de novembro de 1938, a Policlínica passa a funcionar em sua sede definitiva, já no novo edifício, proporcionando mais conforto para o seu pessoal e para os usuários.

    Em 12 de dezembro de 1947 recebeu a denominação de Policlínica Central do Exército, nome que permaneceu até 1975 quando, por Portaria Ministerial, ocorreu nova mudança que permanece até os dias atuais como Policlínica Militar do Rio de Janeiro.

A Policlínica desde sua criação disponibilizou diversos serviços especializados como a antiga Divisão de Odontologia, em 1955.

    No ano de 2010 foram realizadas as comemorações ao centenário desta eminente Organização Militar de Saúde, onde foram confeccionados cartão telefônico, selo dos Correios S/A, obliteração da medalha produzida pela Casa da Moeda da Brasil e lançamento do Livro “Policlínica Militar do Rio de Janeiro: Um século de sáude”.

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página